11/09/2014

Obras do metrô no Rio de Janeiro revelam milhares de peças arqueológicas


Milhares de artefatos do final do século 19 e início do 20 foram encontrados em Ipanema e no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, durante escavações do metro da Linha 4 que ligará a Barra da Tijuca, zona oeste, à Tijuca, zona norte. Esta é a segunda vez que milhares de peças são encontradas pela equipe de arqueologia contratada pelo Consórcio Linha 4 Sul. A primeira foi no ano passado ao lado da antiga estação da Leopoldina, centro da capital fluminense.

As cerca de 1.800 peças incluem porcelanas, pratos, tigelas, talheres, moedas, vidro e trilhos do bonde que funcionou nos bairros a partir de 1902. O coordenador da equipe que investiga a existência de artigos históricos no local, Cláudio Prado de Mello, explicou que os artefatos ajudarão a revelar detalhes desse período de ocupação da região, quando os bairros tinham cerca de 100 chácaras, de acordo com documentos históricos.


O trabalho arqueológico começou em janeiro de 2013 e tem a fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). “O trabalho arqueológico continua até a inauguração do metrô, em 2016. Hoje mesmo estávamos dando uma entrevista quando encontraram um outro sistema do bonde”, disse.


Alguns utensílios estão intactos como peças de louça, porcelana e frascos de vidro. Até penicos foram encontrados, alguns com matéria orgânica no interior. Eles serão encaminhados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para que passem por análise de paleoparasitologia.


“Vamos tentar descobrir as doenças que esse povo de 100, 200 anos atrás tinha”, disse o arqueólogo. “Será mais uma contribuição da ciência arqueológica para a médica. Isso pode engradecer e muito o conhecimento da parasitologia”, completou.


Outra curiosidade é uma ampola de vidro com líquido translúcido ainda não identificado. Todo o material recolhido está acondicionado e será estudado e exposto em trabalhos de educação patrimonial para a comunidade, como orienta o licenciamento ambiental, instituído pela Lei 6.938/81 e pela Resolução do Conama n° 237 de 19 de dezembro de 1997. Além disso, as peças serão organizadas e fotografadas para a produção de um catálogo.


O arqueólogo explicou que o aprofundamento da origem dos artefatos pode ajudar a estabelecer explicações para contatos entre sociedades diferentes, relações de comércio antes desconhecidas, Prado de Mello ainda tem esperanças de encontrar vestígios pré-coloniais na área. “Um sepultamento indígena, um acampamento indígena, do século 8, pois viviam ali as tribos Jaboracyá e Kariané”, explicou o arqueólogo.


Fonte: Terra

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Links Relacionados:

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

6 Comentários
Comentários
6 comentários:
  1. Tá,é o que é que têm de sinistro nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc olhar os marcadores do blog verá que existem marcadores que falam de curiosidades, astronomia, história e ARQUEOLOGIA. Então se vc não percebeu essa é uma postagem sobre arqueologia...O Noite Sinistra não se limita a falar apenas de assunto de terror...

      Excluir
    2. Sinistro é em pleno século XXI ter uma pessoa que escreve bobeira antes de ver do que se trata o blog.

      Mais sinistro ainda é em pleno século XXI ter uma pessoa incapaz de fazer um blog e fica na inveja querendo difamar quem pode.

      Elson Antonio Gomes

      Excluir
  2. Legal ler esta postagem!
    Não sabia que estava acontecendo isto no metrô carioca.
    Uma vez comentei que a arqueologia brasileira ainda estava engatinhando. Parece que ela começou a dar seu primeiros passos.
    Fico feliz com isso, pois acredito que o Brasil tenha um passado muito rico para contar para o mundo!

    Elson Antonio Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e esse perfil hein Elson..."Todas com Força"...rsrsrsr

      Excluir
    2. Era meu antigo blog.
      Fiquei com ele por dois anos e dia 31 de dezembro agora fará quatro anos que encerrei.
      Mas já editei para ficar meu nome.

      Excluir

Página do Facebook

Publicidade 1

Noite Sinistra no YouTube

Postagem em destaque

O misterioso perfil do Facebook de Karin Catherine Waldegrave