O massacre de Columbine

em 26/09/2014


Saudações galera atormentada. O tema do texto abaixo nos foi sugerido pelo nosso amigo Franklin Uchoa, e nele voltaremos a falar de um tema que apavora a sociedade norte-americana, os Massacres cometidos em escolas. O caso que abordaremos hoje aconteceu em 1999, e acabou conhecido como o Massacre de Columbine, ou como A tragédia de Columbine.

Em muitos casos de ataques cometidos a escolas por alunos, ou ex-alunos, os agressores são, ou foram, alunos que sofriam algum tipo de perseguição por parte de outros alunos. Em muitos casos esses jovens possuíam dificuldades de se relacionar com os colegas, pelo menos esse é o estereótipo que criamos para esse tipo de maníaco que resolve fazer chover chumbo em uma escola. Porém esse é um cenário que não se encaixa para Columbine. Os jovens responsáveis pela matança em Columbine, Eric Harris e Dylan Klebold, não eram o tipo de jovens que acabavam sendo intimidados pelos colegas fortões, tampouco eram o tipo de jovens que se fecham no seu próprio mundo, bem pelo contrário, Eric e Dylan eram alunos que costumam perseguir os mais fracos, sendo que ambos se gabavam de serem sujeitos intimidantes.

O ataque arquitetado e executado por ambos os jovens causaram a morte de 13 pessoas, e chocaram os EUA. Esse trágico episódio acabou sendo determinante para uma série de discussões e algumas mudanças no que diz respeito ao porte de armas de fogo em alguns estados dos EUA. Eu particularmente acredito que proibições e restrições quanto ao uso de armas de fogo são importantes, mas não podem ser consideradas como medidas únicas, afinal esse tipo de ataques cometidos contra colégios continua acontecendo. Restringir o porte de arma ajuda, mas não resolve o problema, que na minha opinião está mais centrado nas atitudes dos jovens, mas essa é uma questão muito ampla onde várias correntes de pensamento estão corretas. O meu ponto é que: Apenas um tipo de medida não é suficiente para sanar tal problema.

A esquerda podemos ver Eric Harris, e a direita Dylan Klebold

Planejamento do ataque

Eric Harris e Dylan Klebold conseguiram o seu arsenal comprando pela internet - duas armas de caça, uma pistola semi automática e uma rifle de assalto de 9mm, acharam também na Internet a receita para fabricar as bombas. Um vizinho viu os dois, na segunda-feira, véspera do ataque, partindo garrafas com um taco de basebol. Os cacos seriam usados como estilhaços nas bombas que ambos fabricavam, mas o vizinho não desconfiou de nada. Harris escreveu num diário os planos do ataque à escola. Um diagrama mostra como as armas seriam escondidas sob as longas capas de couro preto. Num exemplar do livro de formatura do colégio, Harris escreveu sobre as fotos, quem ia morrer e quem seria poupado: "Morto", "Morrendo" e "Salvo".


Dias após o ataque a policia suspeitava que a dupla teria tido ajuda de outros cúmplices, pois os investigadores duvidavam que a dupla pudesse carregar as mais de 30 bombas que eles fabricaram para dentro do colégio. As suspeitas caíram sobre outros membros do grupo intitulado Máfia da Capa Preta.


Entre a invasão da escola, pouco após as 11 horas da manhã, e a descoberta dos corpos pela polícia, às 16 horas, os cúmplices podem ter deixado o prédio misturados à multidão que conseguiu escapar. A equipe da SWAT ordenava que todos levassem as mãos à cabeça, mas não tinha como separar supostos atacantes de vítimas.


O Ataque

O Massacre de Columbine aconteceu em 20 de abril de 1999 no Condado de Jefferson, Colorado, Estados Unidos, no Instituto Columbine, onde os estudantes Eric Harris (apelido ReB), de 18 anos, e Dylan Klebold (apelido VoDkA), de 17 anos, atiraram em vários colegas e professores.

Leia Mais: O massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil

Eric Harris e Dylan Klebold eram aparentemente adolescentes típicos de um subúrbio americano de classe média alta. Moravam em casas confortáveis. O pai de Klebold é geofísico, e a mãe, especialista em crianças deficientes.

Instituto Columbine (foto de satêlite)
Faltavam apenas 17 dias para o fim do ano letivo. Com 1.965 alunos, Columbine é uma instituição de ensino altamente qualificada, tanto que muitas famílias se mudam para Littleton, perto de Denver, com o objetivo de matricular os filhos na escola. Em torno de 82% de seus alunos são aceitos em universidades (nos Estados Unidos não há vestibular, o que conta é o desempenho do aluno no segundo grau). Columbine também se orgulhava de não registrar casos de violência. O policial de plantão se limitava a multar alunos que estacionavam os carros nas vagas destinadas a professores. Columbine era famosa por ser conservadora e privilegiar os jogadores dos times de futebol americano, basebol e basquete.


Eric e Dylan faziam parte de um grupo chamado a Máfia da Capa Preta. Harris, principal cabeça por trás do ataque, tinha um website, agora desativado, no qual colecionava suásticas e sinistros vídeos neonazistas e até dava receitas para a fabricação de bombas. Em seu auto-retrato, escreveu: "Mato aqueles de quem não gosto, jogo fora o que não quero e destruo o que odeio". Já Klebold dizia que seu número pessoal era "420", possivelmente uma referência à data de nascimento de Hitler, 20 de Abril.



Eric Harris e Dylan Klebold planejavam levar o seu ataque a outro nível, e pretendiam usar bombas para causar ainda mais danos e morte, mas felizmente os artefatos explosivos fabricados por Harris falharam. Mesmo assim o ataque suicida seguiu, e assim inicio-se um tiroteio que durou 49 minutos.



“A fiação das bombas que ele fez era tão ruim que, aparentemente, nunca estiveram nem próximas de funcionar”, disse Dave Cullen, autor de “Columbine”, um novo relato sobre o ataque.


Centenas de alunos foram trancados nas salas, de onde ouviam os tiros sem saber o que estava acontecendo. Muitos ligaram para casa pelos celulares, sussurrando, para pedir por socorro. Harris e Klebold acompanhavam tudo pela TV da biblioteca, vendo a transmissão ao vivo do cerco à escola. No final, depois de meia hora de silêncio, a SWAT invadiu a biblioteca e encontrou os corpos dos dois cercados de outros, alguns irreconhecíveis. O sangue era tanto que a polícia divulgou a estimativa de 25 mortos. Só no dia seguinte, desativadas todas as bombas, pôde-se retirar e contar os corpos.


Passado criminoso da dupla

Os dois tinham antecedentes criminais. Em janeiro do ano anterior, foram presos depois de arrombar um carro e roubar equipamento eletrônico avaliado em US$ 400. Condenados, tiveram de prestar 45 horas de serviço comunitário e fazer um tratamento psicológico destinado a pessoas que cometem infrações menores. No mês anterior ao crime completaram com sucesso o programa de recuperação.

Cronologia do ataque

A cronologia do ataque à Columbine High School foi montada a partir de informações captadas pelas câmeras internas da escola, chamadas de emergência e as reportagens locais:

  • 11:10 - Harris e Klebold chegam à escola, e deixam seus carros no estacionamento do refeitório.
  • 11:14 - Deixam mochilas com cerca de nove quilos de explosivos no refeitório.
  • 11:23 - Eles esperam do lado de fora da saída oeste. Então sacam espingardas de caça e armas semi automáticas e começam a atirar nos alunos. As pessoas começam a correr e um estudante faz a primeira ligação para os serviços de emergência.
  • 11:24 - Os alunos do refeitório percebem o que está acontecendo. Os funcionários tentam removê-los para locais mais seguros. Um carro de polícia chega e atira nos suspeitos.
  • 11:27 - A dupla entra na escola, atirando a esmo.
  • 11:28 - Eles entram na biblioteca, matando 10 e ferindo 12 pessoas em pouco mais de sete minutos. Eles atiram na polícia pela janela em direção ao estacionamento, onde as viaturas se reúnem.
  • Durante os próximos 40 minutos, Harris e Klebold percorreram a escola, atirando e deixando explosivos pelo caminho.
  • 12:06 - Minutos antes da equipe da SWAT entrar no prédio, os suspeitos se mataram dentro da biblioteca.

Como as autoridades não sabiam que os suspeitos estava mortos e como ainda havia explosivos instalados ao redor do prédio, levou-se mais de três horas para que os serviços de emergência chegassem a todos os sobreviventes e encontrassem Harris e Klebold.

As vítimas fatais do Massacre

Rachel Joy Scott, 17 anos, morta com tiros na cabeça, tronco e pernas em um gramado próximo a entrada oeste da escola.
Foto de Rachel no necrotério
Daniel Lee Rohrbough, 15 anos, morto com um tiro no tórax na escadaria oeste
Kyle Albert Velasquez, 16 anos, morto por tiros na cabeça e nas costas
Steven Robert Curnow, 14 anos, morto após receber um tiro no pescoço
Cassie Rene Bernall, 17 anos, morta por um tiro na cabeça
Isaiah Shoels, 18 anos, morto com um tiro no peito
Matthew Kechter, 16 anos, com tiros no peito
Lauren Townsend, 18 anos, morta por diversos tiros na cabeça, tórax e parte inferior do corpo
John Tomlin, 16 anos, morto por diversos tiros no pescoço e cabeça
Kelly Fleming, 16 anos, morta com um tiro nas costas
Daniel Mauser, 15 anos, morto por um tiro no rosto
Corey DePooter, 17 anos, morto com tiros no pescoço e tórax
William Dave Sanders, 47 anos, morreu de hemorragia após receber um tiro no pescoço dentro do corredor sul
Corpos da dupla de assassinos




Quando amanhecer, você já será um de nós...

Noite Sinistra no YouTube

Gostaria de convidar os amigos e amigas a darem uma conferida no canal Noite Sinistra no YouTube, onde vocês podem encontrar várias matérias interessantes. Para acessar basta clicar no banner abaixo.

Acesse o canal Noite Sinistra no YouTube

Não deixem de se inscrever!!!

38 comentários:

  1. Isso praticamente é uma rotina entre os estadunidenses.

    Sei que vivo num dos países mais violentos do mundo, com cerca de 70 mil mortes por ano, mas o Brasil não se maquia. Já os EUA sim!

    A tradição dos estadunidenses é que seu filho seja homem e no primeiro aniversário já ganha uma arma e no segundo aniversário tem que provar sua masculinidade indo caçar e matar um bicho indefeso.

    Isso começa atiçando o psicopata que vive dentro dos estadunidenses e acontece estas coisas.

    Não interessa a classe social da pessoa. Se ela tem tendencia a praticar algum tipo de crime e ela for incentivada, logicamente é certeza que ela porá seus demônios para fora.

    Quer mais que o pessoal do Texas que formam equipes para caçarem (matarem) imigrantes.

    Pelo menos aqui no Brasil a tradição para ser macho é tomar cerveja e trepar com o máximo de mulher possível. Apesar que creio que esta tradição está mudando um pouco para usar o máximo de drogas possíveis e sair matando gente inocente.

    Mais tudo isso não faz eu ser a favor do desarmamento, muito pelo contrário, precisamos nos armar, mas também precisamos aprender a usar a arma para nos defender. E pelo andar da carruagem, isto está muito próximo!

    AGORA VOU ENSINAR VCS A FAZEREM BOMBAS:

    -em primeiro lugar, vcs quando forem almoçarem, precisam comer o máximo de feijão, repolho e ovo que puderem. Sem miséria!

    -depois deixem a natureza fazer o seu serviço.

    Simples!

    Vcs escutarão vários tipos de sons de explosões. Tanto o famoso 'bum', mas também poderão escutar: 'fuiimm'; 'prrrrrrrooooo'; 'tó tó tó tó'; entre outros. Mas garanto, o efeito é devastador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua fórmula de bomba foi a cereja do bolo nesse comentário hein manolo...rsrsrsr

      Mas falando sério...é muito triste que casos como esse sejam tão comuns. Sei lá esse é um treco que meche comigo, seja pelos motivos que levam esses jovens a cometerem tais atos, como porque geralmente ele acabam matando algumas pessoas que não fizeram mal algum a eles...sei lá...o assunto é amplo e passível de dezenas de interpretações...mas é lamentável que esse tipo de coisa aconteça....

      Excluir
    2. Realmente 'Adm', é muito triste e lamentável! Mas é o mundo!

      Olha o que está acontecendo no Oriente Médio, em alguns países africanos e até aqui do lado na Venezuela.

      Tem uma coisa que eu foco muito em um dos estudos que faço: é tentar entender o pq pessoas fazem estas barbaridades. Eu busco isso pq eu sou um ser humano também e não consigo matar um rato. E estas pessoas que são seres humanos como eu, torturam, estupram, matam e ainda conseguem dormir.

      Juro que gostaria muito de ter uma explicação para isto!

      Excluir
    3. pra mim seu comentário é cheio de mágoa. típico comentário de pessoa que gosta de falar mal dos EUA só porque eles são pais de 1º mundo.

      Excluir
    4. O chupa rola de americano. O cara não escreveu nada absurdo. Doente mental. EUA país de governos assassinos que passam o tempo invadindo e derrubando governos, que passa o tempo espionando e destruindo tecnologia de outras nações, além de usarem o FMI para destruir a economia de outros países. Seu analfabeto de merda, estude um pouco quem sabe você deixa de ser um cuzão. Lembrando seu amado país de primeiro mundo tem 40 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza e mais de 70 milhões vivem através de ticket alimentação do governo. Cuzão.

      Excluir
    5. vdd, e lá o bullying eh bem mais forte q aki!

      Excluir
  2. Casos assim me deixam entristecido com a tamanha violência em que um ser humano pode chegar, quando assistir ao documentário que relaciona o uso de armas e o massacre pude ver quanta maldade tem nesse mundo. ; (

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esse é o mundo em que vivemos estamos a mercê das violências, isso é lamentável as pessoas não têm mais compaixao com uns aos outros.

      Excluir
  3. Ah adm, obrigado por ter postado a dica está ótimo como sempre! :)

    ResponderExcluir
  4. "all the other kids with their pumped sneekers..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixa de xingar e vai fazer algo melhor. só fala. mas fazer algo pelo país que é bom, nada, né? seu fodao

      Excluir
  5. Todo nazistinha é um doente mental.

    ResponderExcluir
  6. Se isso aconteceu em 1999 por qual motivo o vídeo mostra a data de 1 de maio de 2001?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque esse vídeo é uma cena do filme Zero Day e não a filmagem real do massacre.

      Excluir
  7. o video é falso aconteceu em abril de 1999 e está datado em maio de 2001. Pelos comentários em inglês percebi que o video foi retirado de um filme.

    ResponderExcluir
  8. Ver o video original (se existisse) seria daora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O video original está no youtube e é um com 3h e meia de duração.

      Excluir
    2. Mas o vídeo de 3hs é do refeitório, e felizmente, eles não mataram ninguém lá.

      Excluir
    3. você sabe como achar as verdadeiras filmagens ?

      Excluir
    4. Tbm queria saber

      Excluir
    5. no youtube pelo canal Voce Sabia mostra um pouco do video q eles atiram friamente no pessoal q ta na biblioteca

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. imagina se acontece aqui no brasil com nossa lei e policia preparado né kkkk

    ResponderExcluir
  11. Primeiro, a Trench Coat Mafia era um grupo que existia desde 97 e na verdade não passava disso: um grupo de alunos. O Dylan conhecia o Chris Morris, que fazia parte e provavelmente apresentou Eric à eles. Todo esse hype em volta da TCM foi causado pela mídia na época que aconteceu o massacre. O Dylan e o Eric usavam os sobretudos por razões muito mais pessoais do que por conta da Trech Coat Mafia. Segundo, eles sofriam bullying sim. Em uma entrevista, Brooks Brown, amigo dos dois, não só confirmou isso como afirma que eles eram "os perdedores dos perdedores" e outros alunos de Columbine falaram que eles sofriam agressões, eram empurrados contra os armários, que os xingavam de gays, etc. Em um incidente no refeitório, os "jocks", grupos formados pela elite de alunos de Columbine, jogaram ketchup neles e os dois tiveram que ir para casa daquele jeito, todos sujos. E isso só foi algum dos exemplos. Então, toda essa "pose" que eles tinham, era o modo de auto-preservação que encontraram. E de tudo o que eu já li sobre Columbine, eles não intimidavam alunos. Há alguns casos isolados, mas em todos eles havia uma razão, como quando Dylan chamou uma menina de vadia na aula de educação física, na qual ele sempre chegava atrasado, porque todo mundo sempre zoava com ele e o excluía das coisas. Terceiro, quem eram mais interessado no Nazismo era o Eric. Cara, a mãe do Dylan é judia. No diário dele não há nada realmente ligado à isso. E apesar da preparação toda deles para o dia 20/04, tudo praticamente deu errado. As bombas não explodiram, a razão por eles entrarem na escola e terem que seguir com seu plano de NBK mais improvisado. A intenção deles era serem mortos pela polícia, mas quando eles viram que isso não iria acontecer, optaram pelo suicídio. Eric se matou primeiro, depois disso o Dylan ainda tentou explodir o molotov, mas não deu certo, só depois então ele se suicidou. Quarto, essa filmagem do final do post não é de Columbine, é do filme Zero Day, inspirado no massacre.
    Eu sempre vejo um monte de gente fazendo matéria sobre Columbine, mas nunca se dão ao trabalho de ir um pouco mais além. O que mais tem na internet, pelo menos aqui no Brasil, é a história de Columbine mal contada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice...
      Pode me mandar usas fontes?
      rwagnervoso@gmail.com

      Excluir
    2. Alice...
      Pode me mandar usas fontes?
      rwagnervoso@gmail.com

      Excluir
    3. No vídeo gravado pelas câmeras da escola mostra que os dois se suicidaram ao mesmo tempo.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Que fonte... Como a colega disse acima, eles sofriam bullying sim. Eram considerados "os perdedores dos perdedores". Os dois eram zoados na escola, eles eram chamados de gays (hoje em dia nem tanto, mas para 1999...) pelos atletas lá, eram zoados pelos garotos que usavam bonés branco. No diário do Dylan, ele lamentava porque não tinha uma garota, e o Eric parece que tinha uma crush lá. Tem um vídeo de dezembro 1998, um típico dia deles na escola, o Eric estava andando com uns "amigos" dele, ele é zoado e tal, as garotas nem dão atenção pra ele. No começo do vídeo ele está andando pelos corredores com um "amigo", está conversando com o mesmo, até que vem um grupo de atletas, e você vê que o Eric muda a postura, sabe, para de falar, abaixa a cabeça, como se fosse um tipo de submissão, de não conseguir encarar, uma momento ele está conversando de boa, e quando vê o grupo se retrai. Para mim, o jeito como ele e o Dylan se comportavam, era como se fosse um tipo de auto-defesa sabe... Em nenhum dos vídeos no youtube, e fontes pela internet eles praticavam bullying, aliás, só aqui e no wikipédia que li sobre haha. Eles não eram convidados pra nada, eram excluídos mesmo. Eric tinha depressão, tomava remédio e tal, inclusive na necrópsia foi constatado que ele tomou o anti-depressivo, o qual ele disse nos tratamentos dele, que tinha ideias suicidas, homicidas tal... Eu não creio que fosse o remédio, tanto que o Dylan nem tomava. Eles tinham muita dor e raiva dentro de si. Anos e anos sofrendo bullying, acho que foram 4 anos. Claro que não justifica o ato de crueldade deles, é só uma forma de entender o que se passava na mente deles, para entender o motivo do massacre, lógico que não isenta eles de culpa. Cada pessoa tem uma forma de encarar as dores da vida, uma perda. A maioria das pessoas sofrem bullying, e pra mim a escola é o ambiente mais hostil e impregnado de bullying. Eu sofri bullying, mas é de minha natureza "cagar" para as pessoas, não me importar, até que viram que eu não estava nem aí e pararam. E até foi suportável, esse é o meu jeito, mas tem gente que é diferente, não suporta, a mente humana é um
      complexo, e cada um enfrenta certas situações à sua maneira. Triste tragédia essa. Eu espero que sirva de exemplo para que a prática do bullying possa parar. Os pais, professores, colegas têm que atentar para essa situação, quem sofre bullying na maioria dos casos a família nem sabe, tem que ter acompanhamento familiar, escolar e prevenção. Às vezes de uma situação ruim, a gente tira aprendizado, e é o que devem fazer dessa triste tragédia. Aprendam coleguinhas...

      Excluir
  12. Respostas
    1. Interessante sua colocação. ?No filme Elephant (2003), que conta a história do massacre, a dupla é representada como vítimas de bullyng, a exemplo do que ocorre na maioria dos casos de massacres escolares. Mas quando iniciei minha pesquisa, uma das minhas fontes (o site murderpédia) afirmou que a dupla praticavam bullyng. Acabei confiando nessa fonte e seguindo a informação que esse site fornecia.

      Excluir
  13. na minha opiniao eles sao fodas krl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque são fodas? por matarem pessoas indefesas?
      Eles são uns covardes inúteis!

      Excluir
    2. Unknown você é um escroto filhinho de papai que acha que matar alguém vai fazer seu pinto ficar maior. Se não aguenta viver nesse mundo tem bastante ponte por aí para você se jogar mano.

      Excluir

Topo