16/01/2015

O bizarro cemitério de Trunyan


Ossos humanos aglomerados à superfície junto a uma figueira. É assim o cemitério de Trunyan, junto ao lago Batur em Bali, um local onde os mortos se decompõem ao ar livre e à vista de todos. O costume "estranho e bizarro" faz parte da cultura dos descendentes dos nativos locais originais.

A comunidade Bali Aga, descendente dos nativos originais da região de Bali, na Indonésia, possui um ritual de morte que, aos olhos dos ocidentais, é "estranho". Perante a morte de um dos seus membros, o corpo, em vez de ser sepultado, é colocado ao ar livre, coberto com uma folha branca ou com folhas de bambu, junto a figueiras. Estas árvores, consideradas "santas", emanam um cheiro perfumado que mascara o odor intenso da decomposição.


Este ritual com centenas e centenas de anos é praticado apenas por esta pequena comunidade, mas, sendo Bali um destino turístico, o local acabou por se tornar um "chamariz" para os visitantes estrangeiros. Hoje em dia é comum ver membros desta comunidade a pedir dinheiro aos turistas para os levarem até ao local e explicar o costume.


A proposta tem sido bem acolhida e , apesar do cheiro intenso, o cemitério de Trunyan acabou por se tornar num local a visitar para quem vai passar férias aquela região indonésia como se pode ver nas imagens de Yusuf Ijsseldijk/Flickr.




Todos que acompanham o blog Noite Sinistra nas redes sociais, principalmente pelo Facebook, sabem o quanto eu gosto de cemitério, especialmente aqueles com túmulos extremamente antigos, mas o cemitério retratado acima não me é nada atrativo.


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

4 Comentários
Comentários
4 comentários:
  1. Se voce realmente gosta de cemiterio, só pode que voce é louco cara.

    ResponderExcluir
  2. Não é só em Bali não! Se vc der umas voltas pela periferias das grandes cidades e entrar em alguns terrenos baldios verá este tipo de cemitério.

    ResponderExcluir
  3. Dá um rolé em certos pontos do Rio que você vai achar disso a rodo...

    ResponderExcluir
  4. eu tb curto muito cemitérios e não sou louco, sou como vc, e digo mais ...visitar cemitérios é um passeio cultural..onde vc encontra esculturas maravilhosas de artistas renomados à céu aberto e sem custos altos para se visitar....
    Cemitério da CONSOLAÇÃO em SÃO PAULO...túmulo da MARQ.de SANTOS...(que inclusive doou o terreno para tal)
    túmulo do ex presidente brasil. CAMPOS SALLES...rua da CONSOLAÇÃO...
    cemitério do ARAÇÁ ..av Drº ARNALDO (metrô Clinicas)
    na Argentina há o cemitério onde estão os restos mortas de EVITA PERÓN muito visitado
    na Europa,visitar cemitérios para a apreciação dos túmulos com várias obras de renomado artistas tb é comum e quase obrigatório o passeio...

    ENTÃO SE TU É LOUCO EU TB SOU POR CULTURA ABX.DO TIWILL..

    ResponderExcluir

Página do Facebook

Publicidade 1

Postagem em destaque

O misterioso perfil do Facebook de Karin Catherine Waldegrave