20/11/2015

Cientistas afirmam que Terra viverá ‘mini Era Glacial’ em 2030


O planeta Terra entrará em uma pequena Era Glacial a partir de 2030, segundo cientistas do Reino Unido. Eles estão prevendo uma diminuição de 60% na atividade solar entre 2030 e 2040.

Atualmente, os astrônomos conseguem prever os ciclos solares com uma precisão muito maior do que era possível algumas décadas atrás, graças a um novo modelo científico capaz de mostrar irregularidades na “frequência” e na intensidade do sol. Esse modelo mostra que a atividade solar vai cair em 60% entre 2030 e 2040, provocando uma Era Glacial moderada. O resultado do estudo conduzido pela professora Valentina Zharkova foi apresentado na semana passada no Encontro Nacional de Astronomia em Llandudno, no País de Gales.

As condições previstas pelos astrônomos não são experimentadas pela Terra desde a última “mini Era Glacial”, que foi de 1645 a 1715 e ganhou o nome de Mínimo de Maunder, um período de temperaturas abaixo da média em toda a Europa.

Em 1843, os cientistas descobriram que a atividade do Sol varia ao longo de um ciclo de 10 a 12 anos. As as flutuações dentro deste período, no entanto, são difíceis de se prever, embora muitos físicos acreditem que essas variações sejam causadas por um dínamo de fluido que fica em constante movimento no núcleo do sol. A equipe liderada pela professora Valentina percebeu, porém, que, ao adicionar um segundo dínamo, mais perto da superfície do astro, o modelo solar fica muito mais preciso.

Dessa forma, os cientistas descobriram ondas magnéticas em duas camadas diferentes no interior do sol, que flutuam entre os hemisférios norte e sul do Astro Rei.

“Ao combinarmos as duas ondas e compararmos com dados reais para o atual ciclo solar, descobrimos que nossas previsões mostraram um precisão de 97%”, contou a professora Valentina.

Os padrões de ondas magnéticas mostram que haverá menos manchas solares nos próximos dois ciclos solares. O Ciclo 25, que atingirá seu pico em 2022, e o Ciclo 26, que irá de 2030 a 2040, terão uma redução significativa na atividade solar.


Fonte: OGlobo

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




0 Comentários
Comentários
Nenhum comentário :

Página do Facebook

Publicidade 1

Postagem em destaque

O misterioso perfil do Facebook de Karin Catherine Waldegrave