Entradas para o mundo subterrâneo em S.C.

em 26/11/2013


Olá amigos e amigas. Mais uma terça feira chegou e com ela mais um episódio das "Lendas e histórias brasileiras". Hoje vou falar de uma Lenda do estado de Santa Catarina, mais precisamente na região próxima a Joinville.

Na cidade de Joinville podemos encontrar dois belíssimo redutos de natureza exuberante e cercada por mistérios, lendas e histórias, falo do Castelo do Bugre e do Morro Pelado. O mesmo acontece no Monte Crista, na cidade de Garuva, próxima a cidade de Joinville.

Castelo do Bugre

O Castelo dos Bugres, possuí 998 metros de altura e é um dos patrimônios naturais de Joinville, está localizado na Serra do Piraí, onde se encontram as nascentes do rio homônimo, importante manancial responsável por 30% do abastecimento público de município.


Esta curiosa formação rochosa desperta a atenção dos visitantes, é constituída por um conglomerado compacto, rocha de origem sedimentar de aproximadamente 600 milhões de anos, caracterizada por uma mistura de diversos fragmentos arredondados (seixos) de outras rochas, envoltos em uma matriz que dão um aspecto de concreto.


Desde a sua formação até a atualidade, houveram modificações significativas como movimentações na crosta e alternâncias climáticas que influenciaram nos processos de modelagem do relevo, resultando na sua forma atual, semelhante à de um castelo com uma grande torre principal composta por blocos sobrepostos de formas arredondadas.


Seu nome se deve ao fato de que sua aparência se assemelhar a um castelo, e em tempos remotos esse local ser habitado por índios, que eram chamados de Bugres.

Monte Crista

Monte Crista está situado no Município de Garuva, no litoral norte do Estado de Santa Catarina com aproximadamente 940 metros acima do nível do mar, nos contrafortes da Serra do Mar, próximo do Município de Joinville, a uns 40 Km de quem vai a Curitiba, pelo lado direito, trafegando pela Rodovia Federal BR-101. É uma formação rochosa de puro granito.


O caminho ao alto, já foi utilizado por padres jesuítas há mais de 200 anos. No local existem trilhas (escadaria) feitas por humanos, com mais de 1000 anos de existência e ainda bem conservadas. Estas trilhas, ligavam o litoral ao interior do continente, ao Planalto Serrano, provavelmente indo até o Paraguai.

Pedra do Mirante

Morro Pelado

O Morro Pelado com seus 1440 metros de altura, é a montanha mais misteriosa da região, seu formato peculiar instiga e atrai o observador a conhece-lo. Trata-se de uma formação rochosa de conglomerado, que desponta sobre um dos trechos mais conservados da Floresta Atlântica do estado de Santa Catarina.


No mapa mais antigo de Joinville, editado pelo em 1850, é identificado como Pico do Corcovado, toponímia atribuída pela sua forma vista de Joinville. Já o nome Morro Pelado, provém de sua aparência, por ser um monólito desprovido de vegetação.

As lendas

Acredita-se que no Monte Crista existam tesouros enterrados pelos jesuítas, como forma de proteger tais riquezas de saqueadores. Habitantes mais antigos da região falam que no Monte Crista, que abrigou uma estrada da época do império (Estrada três Barras), que teria sido construída sobre uma estrada indígena (seria essa estrada indígena Peabirú? Há que afirme que sim), existe um estranho mapa gravado na pedra, porém o mapa teria sido danificado por atos de vandalismo.

Pedras que compõem o Castelo dos Bugres
No Morro Pelado existem várias grutas, nas quais, segundo relatos dos moradores mais antigos da região, já foram encontrados muitos artefatos indígenas.


Mas existem lendas em comuns entre esses três montes. Muitas pessoas afirmam que tanto Morro Pelado, como Castelo dos Bugres e Monte Crista, são locais muito visitados por OVNIs. Outra lenda afirma que existem grutas, nos três lugares, e elas dariam acesso ao um mundo subterrâneo. Nesse local haveriam habitantes humanos, que seriam baixos corpulentos e dondo de barbas ruivas. O explorador Nilton Machado visitou um túnel perto do Rio Castor, na mesma região e encontrou os homens barbados e uma mulher aparentando ter mais ou menos 20 anos. Ela falou com ele em português e disse ter 2.500 anos. 

Trilhas do Monte Crista
O escritor alemão Raymond Bernard menciona a região no seu livro, intitulado “A Terra Oca”. Raymond acredita na existência de uma população evoluída residente no interior do planeta, o autor não faz referencia ao nome da montanha, mas sim a localidade. Sedentos de curiosidade, muitos aventureiros desbravam as entranhas do Castelo dos Bugres e do seu vizinho, o Morro Pelado em busca de pistas sobre a referida entrada que nunca foi encontrada.

Outras histórias falam que os supostos tuneis cujas entradas seriam localizadas no Morro Pelado, Castelo dos Bugre e Monte Crista, estariam interligados, e algumas pessoas afirmam que as três montanhas formam um triângulo, sendo que as arestas entre Castelo dos Bugre - Morro Pelado e Castelo do Bugre - Monte Crista formariam um ângulo reto.

Como eu também sou curiosos eu, usando o Google Maps, tirei alguns prints dos três morros, afim de verificar essa história. Abaixo vocês podem conferir as imagens e um pequeno vídeo ao final onde disponibilizo as coordenadas usadas para localizar as montanhas. (Consegui as coordenadas usando o site Wikimania).

Castelo dos Bugres (via Google Maps)
Morro Pelado (via Google Maps)
Monte Crista (via Google Maps)

O tal alinhamento triangular mencionado no texto, e observem a aresta AB e BC... ela forma mesmo um ângulo de 90º?
Abaixo vocês podem conferir um pequeno vídeo que eu fiz dessa "exploração via satélite". No vídeo disponibilizo as coordenadas dos locais. O vídeo é na verdade um teste de edição e legenda em vídeo.



Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr


9 comentários:

  1. Muito legal se você pudesse acrescentar nessa postagem a história das PEDRAS DO REINO, a historia não é bem de terror mas é muito bonita. Elas ficam localizadas no interior de pernambuco, e já foram temas de vários livros, como o de ariano suassuna, também já entrou em série da globo e tema da escola de samba Império serrano em 2002.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma lida no assunto, e quem sabe não sai uma postagem em breve...grato pela dica...

      Excluir
  2. Sou de Santa Catarina e vivo perto da região mencionada, porém nunca tinha ouvido falar deste local...muito interessante o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Joinville e nunca tinha ouvido falar =P

      Excluir
    2. Hum...pensei que essa fosse uma lenda bem conhecida na região...tipo eu não tive dificuldade em encontrar referências ao assunto na internet...

      Excluir
  3. Ninguem essa discutindo sobre relogiosaqui. Sua propaganda nao e adequada!

    ResponderExcluir
  4. Ninguem essa discutindo sobre relogiosaqui. Sua propaganda nao e adequada!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom este artigo, misterios e lendas brasileiras, um pouco do nosso Brasil misterioso valeu.Continue sempre assim muito bom mesmo.

    ResponderExcluir

Topo