As múmias de San Bernardo - Colômbia

em 20/02/2014


Olá meus caros amigos e amigas. Hoje voltamos a contar com um curioso material enviado pelo nosso amigo, colaborador e parceiro, o grande Rusmea, dono do excelente blog Rusmea.com. O manolo Rusmea, nos mandou alguns links que eu acabei utilizando como fonte de pesquisa para realizar a postagem abaixo.

Os moradores de San Bernardo, uma vila na região central dos Andes colombianos, criaram um panteon com os corpos mumificados que vêm encontrando desde os anos 60 em escavações nos arredores. A exposição está aberta aos turistas no cemitério da cidade.


Embora não exista uma explicação científica para que os corpos não tenham se decomposto, os moradores acreditam que eles tenham sido embalsamados "naturalmente" devido à composição química do solo, aliada ao consumo de uma fruta local chamada Guatila e um legume chamado Baloo e ao clima seco, fatores que contribuem para a desidratação dos corpos.


Segredos de conservação

A crença de que a morte do indivíduo algo de seu espírito permaneceu inerte no corpo, não é nova, o que justifica as práticas de conservação do corpo humano executadas na antiguidade. O extraordinário sobre as múmias de San Bernardo é o mistério por trás da mumificação natural de seus corpos.


Alguns dizem que o processo de mumificação dos corpos tem a ver com o alto nível de consumo Guatila ( Sechium edule ) e Baloo ( Erythina Edolis ), duas commodities presentes nas tradições alimentares da região. A fruta Guatila possui aroma vegetal grosso e aparência macia, já o Baloo é uma leguminosa semelhante a uma grande feijão. Crescido quase espontaneamente, embora as novas gerações parecem não gostar muito do legume, ele permanece muito apreciado por adultos. A gatila e o baloo são, nos dias atuais, consumidos de diferentes maneiras pelo povo local, seja em bolos de baloo, ou vinho de guatila, além de caramelos e doces a base das duas especiarias.


Mas nem todos estão convencidos desta hipótese gastronômica. Outros argumentam que os processos de mumificação tem a ver com a terra onde os corpos estão enterrados, devido a uma estranha combinação de umidade, sais e minerais em alta concentração. Na verdade, as primeiras múmias apareceram quando o cemitério foi transferido da sede.






Essa postagem é um oferecimento do Blog Rusmea:

 Rusmea


Fontes: Vida Nueva, Rememori e Diário Uno

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
Vídeo de suposto gigante.
Mulher dorme ao lado do cadáver de seu marido há 1 ano.
As tumbas de Kabayan e as múmias de fogo.
Fotos de Múmias #04.
As múmias de Guanajuato.
A noiva cadáver de Carl von Cosel.
As múmias mais estranhas e assustadoras do Japão.
Homem se mata após mulher fazer compras demais na China.
Neurocientista analisa o próprio cérebro e descobre que é psicopata.
Jovem de 25 anos diz que vai se casar com Charles Manson.
Integrante da banda Yellow Dogs mata três colegas e se suicida
Ensaio fotográfico de noivado ao estilo Sexta Feira 13.
Decoração de Halloween choca vizinhança nos EUA.
Mulher comenta notícia sobre seu próprio desaparecimento.
Apaixonado por Bonecas.
Ataque de vespas gigantes aterroriza chineses.
Mulher em coma se casa na China, antes dos seus aparelhos serem desligados.
Cueva de las Manos.
Restos mortais de santos e mártires cobertos de jóias.
Método de Execução: Morte por mil cortes.
A bela adormecida de Londrina.
Elmer McCurdy: A múmia que as pessoas pensavam ser um boneco.
Torre na Lua.
Estranha criatura encontrada no mar do Golfo Pérsico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo