Ibrahin e Henrique de Oliveira: Os irmãos necrófilos

em 14/02/2014


Os irmãos Ibrahin de Oliveira, nascido em 1976 e  Henrique de Oliveira, nascido em 1974, tornaram-se conhecidos na década de 90 como "Irmãos Necrófilos". À época com 19 e 21 anos, respectivamente, os dois irmãos mataram, pelo menos, seis mulheres, uma criança e um vigia, entre 1995 e 1996, no município de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. Após os assassinatos, eles mantinham relações sexuais com os cadáveres como foi comprovado pelo Instituto Médico Legal (IML).



Foi montada uma verdadeira operação de guerra para caçá-los. Cerca de 250 PMs, entre agentes locais e policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), espalharam-se pela cidade e florestas da região. Moradores da região também estavam na busca pelos dois, motivados por uma suposta recompensa em dinheiro no valor de R$ 5000,00 oferecida pela prefeitura.



Outros habitantes locais realizavam suas buscas para capturar os foragidos com a intenção de promover a "justiça do povo". Segundo uma matéria da época, 30 de novembro de 1995, publicada no jornal Folha de São Paulo, os moradores haviam até escolhido a árvore na qual pendurariam os corpos dos necrófilos. “Aqui é com a gente. A polícia não vai se meter. O que eles fizeram é selvageria e selvageria se paga se responde com selvageria”, foi o que disse ao repórter o agricultor João das Neves, de 49 anos.


O cerco aos assassinos

Os dois irmãos foram cercados na montanha dos Pinéis quando um dos irmãos teria sido visto no local por pessoas que estavam no sítio do comerciante Hélio da Fonseca. Alertados, os homens do Bope subiram a montanha, enquanto cerca de 20 lavradores da região se posicionaram com carabinas, revólveres e facões nas trilhas de descida, impedindo a fuga. A montanha dos Pinéis é coberta por florestas. Seus acessos são quase todos de pedra lisa. Ela tem cerca de 300 metros de altura. A subida principal é pelo lugarejo Janela das Andorinhas, próximo à divisa entre Nova Friburgo e o município de Sumidouro. Na investida Ibraim foi morto por um policial, que o encontrara na floresta. Henrique conseguira fugir do local.

Pertences dos irmãos encontrados no local
No dia 18 de junho de 1996 Henrique de Oliveira se entregou no fórum de FriburgoApós ser preso Henrique afirmou que os crime teriam sido cometidos pelo irmão.

Condenação

No período entre 1995 e 96, os irmãos assassinaram, segundo a polícia, seis mulheres, uma criança e o vigia João Carlos Maria da Rocha. Depois de matar, eles faziam sexo com os cadáveres e mutilavam os genitais dos mesmos, segundo os laudos do Instituto Médico Legal, o que acabou exaltando ainda mais os ânimos de populares da região. Os irmãos podem ter cometido cerca de 22 assassinatos na região, mas a polícia comprovou o envolvimento de ambos apenas nos 8 casos mencionados acima.

Henrique de Oliveira
No dia 01 de Setembro de 2000, Henrique Oliveira foi condenado a 34 anos de prisão pelo Tribunal do Júri de Nova Friburgo. Os sete jurados consideraram Oliveira culpado da acusação de ter matado, na cidade, em janeiro de 1995, o vigia João Carlos Maria da Rocha.

Oliveira também foi considerado culpado da acusação de, na mesma ocasião, ter estuprado Elizeth Ferreira Lima, principal testemunha do caso.

Rocha e Elizeth namoravam perto de um riacho quando foram atacados pelos irmãos Henrique e Ibraim Oliveira. Elizeth sobreviveu porque se fingiu de morta.


Fontes: Mídia e Violência, Folha OnLine e Acervo O Globo

21 comentários:

  1. Que horror isso Nando,não consigo compreender como certas pessoas são capazes de cometer essas atrocidades,sem falar que já deviam demonstrar um comportamento estranho desde crianças,acho que as autoridades deveriam capacitar seus profissionais da área psicológica para detestarem isso e deveria funcionar como se fossem um setor de assistência social,para acompanhar de perto comportamentos estranhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Marciela...quando comportamentos estranhos são notados nas crianças elas devem ter alguma acessoria...

      Hoje em dia muitas crianças são encaminhadas para acompanhamento psicológico pelos próprios professores, quando esses notam algum desvio de comportamento, pelo menos isso acontece aqui na cidade onde eu moro, e onde minha esposa é professora...ela me conta sobre o assunto...mas duvido que esse tipo de coisa acontece em todo o país...

      Além do mais, existe uma outra questão...em muitos textos aqui do blog, onde falo de serial killers ou mesmo de assassinos que praticaram canibalismo ou necrofilia, uma coisa me chamou a atenção...muitos deles tiveram passagens por institutos de saúde mental quando mais jovens...sendo que muitos desses casos aconteceram na Europa e nos EUA, onde segundo a gente acredita, esses serviços sejam mais eficientes que os daqui...

      Essa é uma questão altamente complexa e motivo de inúmeros debates...

      Excluir
    2. Vai que eles tinham um fetiche com pessoas mortas,ou uma curiosidade,daí eles gostaram e começaram a fazer sexo com cadaveres,mas eles matavam a pessoa que agradava.

      Excluir
  2. Só 34 anos de prisão? Esse daí tem que ficar isolado da sociedade para sempre! Dá medo de imaginar que existem monstros desse tipo andando pelas ruas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é que ele nem vai ficar os 34 anos...basta apresentar bom comportamento que em breve ele poderá pedir para sair em liberdade condicional...

      Excluir
    2. Vc saberia dizer do que ele morreu Gediane?

      Excluir
    3. Acho que nem solta mais ele... Mas o filme isolados, que falam que é baseado na hostoria deles, quem conhece só diz que é historia de segundo plano.. Confundiram tudo

      Excluir
    4. Não estão mortos. Só um. O outro ta bem vivinho, cumprindo pena ainda.

      Excluir
  3. Escolher árvore para pendurar os corpos? O povo realmente adora um escândalo pra fazer algazarra promovendo linchamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se teu filho, filha, pai ou mãe...se algum deles tivesse sido uma das vítimas, vc pensaria diferente...

      Excluir
    2. Isso é um escroto(a) defensor de bandidos...

      Excluir
  4. Elizeth foi bem astuta. A propósito,é por causa disso que penso em,quando(ou caso,pq n qro) começar a andar com bolsa, levar uma tesoura ou faca dobrável '-' vou ter que deixar do lado de fora da parte principal do banco mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela foi esperta e sangue frio, afinal depois do que ela passou ter conseguido permanecer imóvel...fazendo os maníacos acreditarem que ela estava morta...

      Excluir
  5. porque não mataram eles na cadeia?

    ResponderExcluir
  6. Mortos?
    Henrique é meu preso em Bangu 2

    ResponderExcluir
  7. Eu vivi essa época, tinha dezessete anos. Direto víamos os dois na mata! Muito bizarro, Inbraim andava de quatro, igual animal. Também chegamos a correr deles no sítio do meu pai. Um deles estava vestido de mulher.

    ResponderExcluir
  8. Oi:
    Bizarro mesmo! Lembro de ter visto, na 1a vez: na VEJA. Parece que uma das vitimas o chutou após ser atacada e se salvou... Depois nos jornais.
    Inclusive via num JORNAL ELETRONICO na cidade onde resido (na CAPITAL GAÚCHA). Quando um dos dois foi morto, saiu uma matéria tipo PRESENTE DE NATAL PARA TAL CIDADE. Confesso que gostaria de receber PRESENTES MELHORES (risos!)...
    Cheguei a ler que eles eram macabros mesmo; tinham (pelo menos um dos dois) abusado de uma irmã e esta ter engravidado - a mãe disse que isso ERA PECADO E DEVIA TIRAR. O pai destes também era outro louco/teria tentado matar os filhos com um machado_acabou sendo envenenado (e nem sei por quem).
    Até tive uma certa preocupação, pois como sou do RJ (já vivia em POA há alguns meses): retornava à cidade e tinha uma casa num município da REGIÃO DOS LAGOS. Achava que poderiam aparecer.
    E se fosse num país sério, teriam penas bem mais severas: aqui mal contece ou quem é inocente paga (inverso mesmo).
    Ainda há o que desvendar sobre a MENTE HUMANA (ou DESUMANA) em muitos casos.
    Valeu, Rodrigo

    ResponderExcluir
  9. teve gente ai que falou que os dois tao mortaos , nao . so um que morreu... o henique é o que ta preso.... mas essa lei fula vai soltar ele em breve. so espero que apareça um mais justo que a justiça brasileira e de cabo a essa merda toda.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Só o Henrique. Há um tempo atrás ouvi um boato de que ele seria solto (eu moro em Nova Friburgo) mas não sei se procede.

      Excluir

Topo