Lenda do gigante da meia noite de Fernando de Noronha

em 09/12/2014



Saudações meus caros amigos e amigas. Hoje voltamos a falar de uma lenda tipicamente brasileira ambientada no arquipélago de Fernando de Noronha. Noronha não é apenas um lugar rico em belezas naturais, mas também um local rico em lendas e histórias fantásticas. Confira mais abaixo mais uma postagem da série sobre "Histórias e Lendas brasileiras".

Uma história ligada à pesca, tradicional atividade insular, praticada por homens presos e por gente livre, como obrigação e como lazer. Diz a lenda que um homem de estatura gigantesca costumava aparecer no meio da noite, no pesqueiro da Ponta da Sapata, nas noites claras de lua. Com um enorme chapéu desabado sobre o rosto, trazendo um samburá cheio de sardinhas "que reluziam feito prata" ele deixava todos os pescadores que estivessem naquelas paragens arrepiados de medo, sabendo que, a partir do instante em que aquela assombração começasse a pescar, todos os peixes iriam para o seu anzol e ninguém mais apanharia peixe algum.


Muitos desafiaram o "Gigante da Meia Noite", tentando segui-lo quando ele ia embora ou tentando continuar a pescar, apesar da maldição que ele parecia deitar nas pescarias. Ninguém jamais o apanhou. Por mais que corressem, aquele homem enorme estava sempre à frente. Quase sempre, ele tomava o caminho da Casa Grande do Sueste e desaparecia!


Também este lugar, na estrada velha do Sueste, foi sempre considerado mal-assombrado. Casa que servia como local de "veraneio" dos comandantes do presídio, esse antigo chalé, durante um certo tempo, abrigou um hospital de beribéricos, para onde iram os doentes do arquipélago em busca de cura. Os que morriam, eram sepultados no quintal da casa, vindo dai a fama de ser o lugar também mal-assombrado.


Era aí, nesse vasto pátio soturno, que o Gigante da Meia noite dançava com seus fantasmas comparsas, enquanto uma "orquestra" de duendes provocava o som rouco de seus acordes noturnos.

Uma lenda que tudo a ver com a figura do pescador, tão familiar aos noronhenses e com a vocação de ser a ilha um local de cura para algumas doenças que exigiam, sobretudo, a fartura das frutas que restabelecessem os organismos abatidos pela carência de vitaminas.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

2 comentários:

  1. Lenda interessante !

    PS. : Legal o novo formato do blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido tanto pelo comentário a respeito da lenda como do visual do blog...

      Excluir

Topo