Kapustin Yar, a "área 51" da Rússia

em 23/01/2014


Certamente vocês já devem ter ouvido falar da base militar da Área 51, localizada no Deserto do Nevada (EUA). Oficialmente, é um complexo de testes militares, de aeronaves e armamentos. Muitas pessoas acreditam que a Área 51 abrigue destroços de objetos voadores não-identificados (OVNIs), assim como corpos de supostos extraterrestres.

Conspirações à parte, a Área 51 não é a única base militar secreta, na verdade existem muitas outras bases, não apenas americanas, mas ao redor do mundo, que gozam de total sigilo acerca de suas atividades. Como não podia deixar de ser, a Rússia também abriga uma base ultra-secreta, talvez até mesmo mais misteriosa que a norte-americana. Trata-se do Cosmódromo de Kapustin Yar, localizado à 100 km de Volgogrado, antiga Stalingrado.

A Kapustin Yar foi construída em 1946 pela URSS, que visava o estudo de armas com propulsão a jato. Assim como a Área 51, é uma instalação ultra-secreta, o que levanta diversas hipóteses sobre aquilo que realmente se passa por lá.

A primeira missão oficialmente atribuída à Kapustin Yar foi a avaliação de materiais capturados pelos soviéticos do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Entre esses materiais, estavam 22 foguetes A-4 (V-2), cuja tecnologia foi de suma importância para os soviéticos, já que todos os cientistas da Alemanha Nazista se renderam aos norte-americanos, com a derrota alemã ao término da guerra. Portanto para os soviéticos entenderem e utilizarem a tecnologia de muitas armas nazistas, era necessário fazer engenharia reversa (popularmente chamada de "desmontar e copiar").


No final dos anos 1950, os soviéticos realizaram testes atmosféricos com 11 bombas nucleares (de baixa potência) em regiões próximas à base. Em meados dos anos 1960, Kapustin Yar se tornou um cosmódromo, e permanece sendo até hoje.

Znamensk, esse é o nome de uma cidade secreta localizada próxima ao cosmódromo. Foi erguida para abrigar os cientistas, militares e outros envolvidos em missões da base. Zitkhur, uma cidade próxima, foi totalmente demolida para evitar curiosos nas proximidades. O acesso à Znamensk é muito restrito, e acredita-se que a cidade tenha acesso subterrâneo até Kapustin Yar.



Milhares de mísseis foram desenvolvidos e testados na base russa. Além disso, a grande maioria dos satélites da série Cosmos, apresentada por Carl Sagan, foi lá criada também.

Serviços de inteligência ocidentais, como a CIA, RAF e USAF, realizaram voos sobre Kapustin Yar, recolhendo muitas informações, fotos e documentos sobre a base ao longo os anos. Todo esse material foi sempre mantido em sigilo absoluto, o que faz muitos teóricos da conspiração relacionarem a base com incidentes OVNIs que aconteceram em regiões próximas.

Suposto disco voador é abatido

O mais famoso desses casos é o denominado Roswell Russo, uma alusão ao caso mais famoso que aconteceu no Deserto do Nevada, EUA. Em 1948, um OVNI cilíndrico sobrevoava Kapustin Yar quando foi avistado pelos operadores de radar da base. Posteriormente, uma interceptação teria sido realizada, durante uma batalha de 3 minutos.

Segundo relatos, o OVNI emitiu uma forte luz quando foi atingido pelo míssil que o abateu, essa luz teria causado a desintegração do avião que perseguiu o OVNI. Diferentemente do Caso Roswell norte-americano, o russo não foi noticiado pela imprensa. Acredita-se que a nave e até mesmo seus tripulantes tenham sido levados para o subterrâneo de Kapustin Yar, com seus 40 metros de profundidade.

O evento foi reportado em um documentário exibido pelo History Channel, que você confere abaixo:

Em suma, Kapustin Yar é, até os dias atuais, uma base e cosmódromo mantidos em sigilo absoluto na Rússia. Até hoje mantém-se em funcionamento. Embora não saibamos se de fato existe tecnologia alienígena no subsolo da base, não podemos negar que os soviéticos apresentaram um surpreendente avanço tecnológico após o início das missões de Kapustin Yar.


Fonte: Mistérios do Mundo

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo