Médicos que 'ressuscitam mortos' querem testar técnica em humanos

em 04/11/2014


"Quando seu corpo está com temperatura de 10 graus, sem atividade cerebral, batimento cardíaco e sangue - é um consenso que você está morto", diz o professor Peter Rhee, da universidade do Arizona. "Mas ainda assim, nós conseguimos trazer você de volta."

Rhee não está exagerando. Com Samuel Tisherman, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, ele comprovou que é possível manter o corpo em estado "suspenso" por horas.

O procedimento já foi testado com animais e é o mais radical possível. Envolve retirar todo o sangue do corpo e esfriá-lo até 20 graus abaixo da sua temperatura normal.

Quando o problema no corpo do paciente é resolvido, o sangue volta a ser bombeado, reaquecendo lentamente o sistema. Quando a temperatura do sangue chega a 30 graus, o coração volta a bater.

Os animais submetidos a esse teste tiveram poucos efeitos colaterais ao despertar. "Eles ficam um pouco grogue por um tempo, mas no dia seguinte já estão bem", diz Tisherman.

Testes com humanos

Tisherman causou um frisson internacional este ano quando anunciou que está pronto para fazer testes com humanos. As primeiras cobaias seriam vítimas de armas de fogo em Pittsburgh, na Pensilvânia.

Nesse caso, são pacientes cujos corações já pararam de bater e que não teriam mais chances de sobreviver, pelas técnicas convencionais. O médico americano teme que, por conta de manchetes imprecisas na imprensa, tenha-se criado uma ideia equivocada da sua pesquisa.

"Quando as pessoas pensam no assunto, elas pensam em viajantes espaciais sendo congelados e acordados em Júpiter, ou no (personagem) Han Solo, de Guerra nas Estrelas", diz Tisherman.

"Isso não ajuda, porque é importante que as pessoas saibam que não se trata de ficção científica."

Os esforços para trazer as pessoas de volta do que se acredita ser a morte já existem há décadas. Tisherman começou seus estudos com Peter Safar, que nos anos 1960 criou a técnica pioneira de reanimação cardiorrespiratória. Com uma massagem cardíaca, é possível manter o coração artificialmente ativo por um tempo.

"Sempre fomos criados para acreditar que a morte é um momento absoluto, e que quando morremos não tem mais volta", diz Sam Parnia, da Universidade Estadual de Nova York.

"Com a descoberta básica da reanimação cardiorrespiratória nós passamos a entender que as células do corpo demoram horas para atingir uma morte irreversível. Mesmo depois que você já virou um cadáver, ainda existe como resgatá-lo."

Recentemente, um homem de 40 anos no Texas sobreviveu por três horas e meia com a reanimação cardiorrespiratória.

Segundo os médicos de plantão, "todo mundo com dois braços foi chamado para se revezar fazendo as compressões no peito do paciente".

Durante a massagem, ele continuava consciente e conversando com os médicos, mas caso o procedimento fosse interrompido, ele morreria. Eventualmente ele se recuperou e acabou sobrevivendo.

Esse caso de rescucitação ao longo de um grande período só funcionou porque não havia uma grande lesão no corpo do paciente. Mas isso é raro.

'Limbo'

A técnica desenvolvida agora por Tisherman é baseada na ideia de que baixas temperaturas mantêm o corpo vivo por mais tempo - cerca de uma ou duas horas.

O sangue é retirado e no seu lugar é colocada uma solução salina que ajuda a rebaixar a temperatura do corpo para algo como 10 a 15 graus Celsius.

Em experiência com porcos, cerca de 90% deles se recuperaram quando o sangue foi bombeado de volta. Cada animal passou mais de uma hora no "limbo".


"É uma das coisas mais incríveis de se observar: quando o coração começa a bater de novo", diz Rhee.

Após a operação, foram realizados vários testes para avaliar se houve dano cerebral. Aparentemente nenhum porco apresentou problemas.

O desafio de obter permissão para testar em humanos tem sido enorme até agora. Tisherman e Rhee finalmente receberam permissão para testar sua técnica com vítimas de tiros em Pittsburgh.

Um dos problemas a ser contornado é ver como os pacientes se adaptam com o sangue de outra pessoa. Os porcos receberam o próprio sangue congelado, mas no caso dos humanos será necessário usar o estoque do banco de sangues.

Se der certo, os médicos acreditam que a técnica poderia ser aplicada não só vítimas de lesões, como tiros e facadas, mas em pessoas com ataque cardíaco.

A pesquisa também está levando a outros estudos sobre qual seria a melhor solução química para reduzir o metabolismo do corpo humano.

Fonte: BBC Brasil

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

6 comentários:

  1. acho bacana isso, tdo ser humano, se não a maioria, sonha em viver pra sempre. Só acho que esses médicos cientistas deveriam ocupar suas mentes e seus estudos a coisas mais simples (por enquanto), tipo achar uma cura pro câncer, aids, ebola, doenças mentais e deficiências físicas, psicopatia, cristianismo, desnutrição... essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo nesse aspecto...existem coisas mais importantes a serem estudadas e pesquisadas...

      Excluir
    2. "Viver pra sempre"

      Assim, como a ciência não é meu ponto forte e isso tudo me soou um pouco complexo demais, vou questionar essa frase... Acho que esse estudo deveria ser focado em fazer as pessoas viverem o suficiente (no caso, se tivessem morrido muito cedo) e não eternamente.

      Acredite, "imortalidade" pode ser bem ruim...

      Excluir
  2. Acredito, não tenho essa intenção. Mas gostaria de fazer parte de um futuro que, apesar dos meus 25 anos, ainda está distante. Um futuro que acredito que o mundo esteja melhor que a 2014 anos atrás.

    A verdade é que nós vivemos mais a cada avançar da ciência e daqui a algum tempo passar do 100 anos não será considerado um milagre (ou maldição pra aqueles que temem as sogras e os cunhados), mas um fato. E como esses cientistas vivem inventado coisas (e há aqueles que inda nem nasceram), chegar a 1000 anos não será tão difícil.

    Pra sempre tem sempre um fim, o infinito não e, felizmente, as ideias tbm não.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal mesmo !!!!

    Essa técnica pode ajudar na cura de doenças que atualmente não tem solução como tamém pode aumentar a longevidade humana muito além do que pensávamos. Só espero que este tratamento não seja muito caro, de alcançe apenas dos milionários !

    ResponderExcluir
  4. Precisamos prestar atenção de que ninguém viu a um longo prazo algum benefício na mudança do ciclo da natureza. Podemos ter visto a um curto prazo, mas acho muito interessante a técnica destes médicos.
    E sugiro um fim chamado "O Homem da Terra" (The Man From Earth) de 2007 que conta a estória de um homem que tem 14 mil anos. Não é assim um filmaço, mas é muito mais interessante do que meu comentário.

    ResponderExcluir

Topo