Nevada-Tan: A pequena assassina japonesa

em 03/04/2015


Hoje decidi ceder aos vários pedidos de leitores e publicar o texto que fala de Nevada Tan. Nos últimos tempos muitos leitores solicitaram um texto falando do caso, mas eu sempre evitava uma publicação a respeito desse tema que é visto por muitos como lenda urbana, e que se tornou um verdadeiro viral em diferentes partes do mundo. Abaixo vocês poderão conhecer um pouco dessa história que se tornou um verdadeiro fenômeno na internet.

A história

No ano de 2004, um crime cruel aterrorizou o Japão. A frieza com que uma menina de 11 anos tirou a vida de outra menina com 12 anos acabou chamando a atenção do mundo todo para mais esse caso, onde a negligência ao bullyng sofrido pela assassina contribuiu para a atitude da mesma.

Toda história se desenrola na Escola Elementária Okubo de Sasebo, em Nagasaki (Japão); uma escola como outra qualquer, em que as crianças brincam e aprendem. No colégio uma das alunas tem destaque notável graças as notas alcançadas e com um QI de 140. Seu nome é Natsumi Tsuji. Além das notas altas a menina de 11 anos ama basquete, cinema e internet.


Natsumi possui uma amiga inseparável chamada Satomi Mitarai, com seus 12 anos de idade. As duas eram amigas a vários anos e sempre eram vistas juntas, mas quis o destino que a amizade se transformasse em ódio, graças a uma discussão a respeito de popularidade. Um assunto relativamente superficial, toma proporções inimagináveis graças a certas inquietudes típicas das idades das duas.

Satomi Mitarai (Fonte BBC Japão)
Na época em que a amizade das duas garotas chegou ao seu final, Natsumi já estava se envolvendo com filmes japoneses de caráter violento. Sua obra preferida era "Battle Royale", um filme considerado culto, que relata uma situação insustentável de violência juvenil. No enredo do longa o governo japonês é obrigado a largar um grupo de alunos em uma ilha, os jovens tem que matar uns aos outros. 


Cena do filme "Battle Royale"
Outro filmes dentre os favoritos de Natsumi é “Voice”, também japonês, conta a história de uma jovem que enlouquece e se transforma em uma assassina. Não se sabe ao certo até que ponto as histórias da ficção influenciaram Natsumi, mas a menina foi se afastando cada vez mais dos estudos e fechando-se. Criou uma página na web exclusivamente dedicada ao mundo do terror, violência extrema, hentai violento e gore com direito a mutilações, sangue e escatologia. Vale lembrar que ela tinha apenas 11 anos.

Natsumi, segundo membros do fórum MC Anime. Estou sitando a fonte que afirma que essa é Natsumi pelo seguinte: a garota foi acusada de estar acima do peso. Alguém acha que a menina da foto está acima do peso? Abaixo podemos ter a mesma impressão na foto tirada no colégio pouco antes do crime.
Sua colega e antiga amiga Satomi fez um comentário na internet chamando Natsumi de “gorda”. Uma pré-adolescente com a cabeça no lugar provavelmente teria ignorado o assunto, mas com Natsumi foi diferente. Ela já tinha criado algo macabro dentro de si, não saía de casa e a internet era seu único refúgio social. Sua mãe lhe obrigou a largar o basquete e dedicar seu tempo integralmente aos estudos, já que suas notas estavam indo de mal à pior.

O crime

Apesar das duas não serem mais amigas como antes, havia ainda alguma falsa cordialidade entre ambas, até porque elas frequentavam o mesmo colégio, e não raramente se encontravam pelos corredores. Mas ao que tudo indica, o comentário feito por Satomi a respeito do peso de Natsumi não era algo que a menina de 11 anos estivesse disposta a perdoar.

No dia 1º de junho do ano de 2004, Natsumi Tsuji levou sua colega Satomi Mitarai a uma sala de aula vazia. Vendou seus olhos com a desculpa de que queria fazer um jogo com ela. Com a antiga amiga vendada, e sem mais nenhuma palavra, Natsumi degolou Satomi a sangue frio com seu estilete. Não satisfeita a menina de apenas 11 anos de idade ainda lhe causou vários outros cortes nos braços da vítima. Após isso, com a roupa e mãos ensanguentadas, voltou para a aula como se nada tivesse acontecido. Seu professor, ao vê-la coberta de sangue e com o estilete na mão, fez soar o alarme. Logo a aterradora verdade se revelaria, deixando a todos perplexos.

Os paramédicos foram chamados, mas ao chegar no local já encontraram o corpo de Satomi sem vida. Enquanto isso a polícia já estava de posse da jovem assassina, que se limitava a dizer: Fiz algo errado, certo? Eu sinto muito.”

Mais tarde descobriu-se que esse não tivera sido o único ato de violência cometido por Natsumi. Algumas semanas antes do crime a menina havia ameaçado outra colega dentro da sala de aula com o mesmo estilete que no dia 1° de junho ela usou para degolar a antiga melhor amiga.

Natsumi acabou sendo levada para a delegacia de polícia, onde passou a noite. Nos primeiros depoimentos ela havia ocultado o motivo pelo qual havia atacado Satomi, mas após algum tempo ela acabou revelando que assassinou Satomi Mitarai por causa dos comentários que a vítima havia feito na internet a respeito do seu peso.

Julgamento

A pequena assassina foi julgada em 15 de setembro de 2004 e sentenciada a 9 anos de internamento no reformatório da prefeitura de Tochigi. O governo japonês é muito discreto com a privacidade dos crimes cometidos por menores, e proibiu que os meios de comunicação divulgassem o nome da menina na época. Os noticiários a chamavam de “Menina A”. Entretanto, um jornalista da Fuji TV, não se sabe se propositalmente ou por descuido, revelou seu verdadeiro nome: Natsumi.


O crime ganha ares doentios

Na fotografia a seguir, pode-se ver Natsumi (a assassina) à esquerda e Satomi (vítima) à direita, ambas identificadas com uma flecha vermelha. Nesta foto, a menina estava vestindo um moletom azul em que pode-se identificar a palavra “NEVADA” (da universidade de mesmo nome, em Reno) em letras brancas. Foi daí que surgiu o apelido de Nevada-tan, o que, em japonês, vem a significar algo como “a pequena Nevada”, fazendo alusão à inscrição de sua vestimenta. Em outro lugares também a conhecem como Nevada-chan. (OBS: essa foto foi tirada algumas horas antes do assassinato, e é a última foto de Satomi viva).


A assassina de 11 anos acaba se convertendo em um mito. Muitos indivíduos passam a idolatrar a pequena assassina do moletom de nevada na internet. 

A figura da pequena Nevada começou a ficar popular e fóruns japoneses como por exemplo o 2chan. Posteriormente outros fóruns anônimos passariam a falar do assunto, e assim criando-se um grande fenômeno envolvendo diversos grupos da internet. O meme sobre Nevada-Tan acabaria circulando o mundo inteiro. A menina foi elevada a um status de celebridade virtual, tornando-se um ícone macabro para adolescentes igualmente doentios internet afora.

Surgiram desenhos e representações, um mais sinistro que o outro. O cosplay de Nevada-tan passou a ser muito popular (como o da fotografia que encabeça este post), surgiram multidões de fanfics e fanarts do assassinato, fotografias da menina (não se sabe se reais ou não) e material de todo tipo. Um grupo alemão de música, chamado Pan!k mudou seu nome para Nevada-Tan e até o grupo australiano Love Outside Andromeda dedicou a letra “Boxcutter, Baby” para ela. Tudo justificado por um cruel assassinato.



Menção especial ao grupo Fecal Matter Discorporated, que dedicou uma canção e um disco inteiro, segundo eles mesmos, “à ela e a todas as pequenas assassinas japonesas”.

Também apareceu uma espécie de hino ou canção na internet, segue a letra:

Essa garota com tanta raiva,
Essa garota lá da escola.
Olhe aqui, Neva,
Há algo especial em seu estilete.

NE-VA-DA!

Por favor, por favor, não me machuque.

Vai apunhalar meu pescoço.

Não, não, não! Não me mate!
NE-VA-DA!

Essa garota se tornou popular

Essa garota com seu desejo especial de “bom dia”.

Olhe aqui, Neva. 

Há algo especial em seu estilete.
NE-VA-DA!

Por favor, por favor, não me corte!

Meu sangue vermelho se espalhará por toda parte.

Não, não, não! Não me mate!
NE-VA-DA!


Nevada-tan passou de uma assassina para a personificação de uma rebeldia alternativa e violenta, ansiada por um amplo grupo de jovens de todas as partes do mundo. Porém, alguém já parou para pensar na menina e em sua família? Algum desenhista, enquanto divulgava sua admiração por ela, pensava que ela havia assassinado a sangue frio uma menina de doze anos? O que os jovens japoneses precisavam expressar quando se fantasiavam de Nevada-tan? O que lhes causou tanta raiva a ponto de esquecer a morte de uma menina inocente?


Natsumi Tsuji representa o monumental fracasso do sistema educacional e assim se fez chegar ao governo japonês da época, Nevada-tan era uma menina que destilava violência e nem seus pais, tampouco seus professores perceberam isso a tempo. Se uma criança de 11 anos passa horas na internet fazendo desenhos de caráter agressivo, assistindo filmes de violência extrema, não sai mais de casa, larga os estudos e os amigos, algo não está bem.


Os filmes violentos e o conteúdo que a garota estava consumindo na internet tiveram sua contribuição para a formação do caráter violento da jovem, mas não são os aspectos mais importantes nessa história. Eu até acredito que conteúdo violento poderia ter servido para alertar os pais da garota a respeito de quem ela estava se tornando. A falta de atenção, ou negligência para com a garota certamente foi um fator muito mais importante. Todos sabemos o quanto é competitiva a vida no oriente, e dessa forma não se admira que os pais talvez não conseguissem dar a garota a atenção que ela estivesse precisando, o que fosse necessária para que eles notassem a mudança no comportamento dela.


O sistema educacional também falhou, pois uma aluna dona de notas altas de uma hora para outra passa a ter desempenho mediano no ponto de vista acadêmico, e isso não chamou a atenção de nenhum educador ou coordenador pedagógico da escola. A mudança de comportamento na escola também seria um fator a ser notado, sem contar o incidente que aconteceu semanas antes da morte de Satomi não poderia ter passado desapercebido.

Os atos de bullying também tiveram sua contribuição, mas acredito que a garota estava prestes a explodir de qualquer forma, fosse por causa do bullying ou por qualquer outra causa. Desde o final da amizade entre as duas meninas, Natsumi passou a regredir em vários aspectos de sua vida social e acadêmica. Talvez ela não tenha conseguido lidar com esse afastamento.

O mais assustador do meu ponto de vista, é a repercussão que o assunto teve em meio aos jovens de diferentes partes do mundo - motivo pelo qual exitei tanto tempo em escrever um texto sobre esse assunto. Uma garota cometer um crime cruel, contra uma menina que até bem pouco tempo era sua melhor amiga, e acabar se tornando uma espécie de ícone pop para milhares de jovens mundo afora me parece a falência total dos valores sociais conhecidos.

Liberdade

Em 2013 Natsumi ganhou sua liberdade, porém não se tem ideia do paradeiro da garota. Em muitos casos de crimes cometidos por crianças e adolescentes, governos acabam mudando a identidade dos infratores para que eles possam ter uma chance de voltar para a sociedade (isso aconteceu com Mary Bell - clique AQUI para recordar esse caso). Acredita-se que o governo japonês tenha agido dessa forma. Algumas pessoas julgam esse tipo de artifício um erro, afinal eles estão protegendo o criminoso e deixando a população exposta, mas no caso de Nevada-Tan acredito ter sido uma decisão acertada, pois imaginem se essa legião de adoradores descobrir quem é a garota que, em 2004, assassinou a sangue frio a antiga melhor amiga.

Fonte: Eutanásia Mental e BBC Japão

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

13 comentários:

  1. Não consigo entender o do pq tanta idolatria em cima desta garota.
    Existem tantos crimes hediondos cometidos por pré aborrecentes no mundo. Talvez seja pq no Japão isso tenha sido inédito. Não sei! Creio que o "senhor Rusmea" possa nos dizer.
    Enquanto ao resto, o ser humano curte uma desgraça alheia. Pq o Datena ganha tanto dinheiro!? Hoje mesmo no meu canal no "Youtube" entrou um individuo chamado Manoel e deixou um monte de mensagens antissemita. Não tem nada a ver com o vídeo, mas o cara quis ser imbecil, que seja!
    E as bandas de músicas talvez pensassem que se tornariam um "Pearl Jam" com "Jeremy" (que por sinal assisti ao vídeo censurado e o não censurado antes de vir escrever), mas a letra de "Jeremy" passa uma mensagem mais ou menos "olha, vc se foi com seu mundinho, mas o verdadeiro mundo continua". O que estas bandas passam com suas letras sobre este crime?
    É a tecla que sempre toco: o ser humano é evoluído.

    ResponderExcluir
  2. Não é de hoje, mas os jovens tem a mania se seguir e idolatrar o errado. Fora de toda filosofia sobre o "certo" e o "Errado", parece que quanto mais podre, mais deturpador seja uma pessoa, música ou situação, surgem seus fãs.

    Quantos não idolatravam o Bandido da Luz vermelha? Quantos hoje não idolatram e se juntam ao ISIS?

    Uma parte disso é problema de desvio de caráter. Cabe sim aos pais acompanharem seus filhos pela internet afora para saber que postura tomar referente a esta conduta. Mas a maioria deles são omissos, e ou querem curar o dano depois de feito, ou colocar a culpa em tudo e em todos, menos em si mesmos.

    Mas hoje em dia, cultuar estas "erradices" está na moda, é algo quase CULT. Vide Bolsonaristas da vida

    ResponderExcluir
  3. Natsumi é uma Deusa e não devemos blasfemar contra ela não devemos falar seu nome em vão. os olhos veem tudo os olhos veem tudo, e Narciso acha feio o que não é espelho.Natsumi Tsuji é perfeita em personalidade carater e beleza ela tem todas as qualidades de um Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, se eu descobrir que você é, te quebro na porrada

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar. Mal conheço e já desconsidero pakas.

    ResponderExcluir
  5. Eu só espero que a Natsumi tenha conseguido uma vida melhor depois de tudo isso...no fim das contas, ela era apenas uma criança...uma criança..

    ResponderExcluir
  6. essa japinha tão bonita quanto má

    ResponderExcluir
  7. Não sei.
    Parece lenda urbana mesmo, ainda mais quando foi citado o 2Chan, um famoso fórum anônimo japonês que deu origem ao ainda mais famoso 4Chan que é célebre por criar notícias falsas.

    ResponderExcluir
  8. é muita impunidade, fica 9 anos e livre com uma "nova vida" , ja a vitima e os familiares sofrem pra sempre, injusto , errado, matou sem motivo, no minimo que fique preso pela vida toda, mas acho pena de morte mais apropriado, 12 anos ja tem discernimento suficiente pra saber quanto é errado esse crime.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo e idolatro essa garota,não me perguntem o motivo! Sempre gostei de coisas a ver com assassinatos adoro ler sobre

    ResponderExcluir
  10. Nesse caso não sei se o bullyng que ela sofria era tanto que a levou a cometer esse assasinato mas eu acho que ta mais que na hora do governo especialmente do Japão a tomar medidas mais drasticas para combater isso!!
    Isso não e justificativa para o que ela fez mas se nada for feito muitos outros casos como esse vão acontecer e aconteceram visto que esse caso ja é bem antigo!!
    E adolescentes acabam idolatrando isso porque a maioria não todos acabam se identificando com a agressora que estava "apenas" se defendendo!!
    Creio eu que esse seja o motivo para essa admiração... Em outras palavras a tal da justiça com as proprias mão...
    Por isso repito que o bullyng tem que ser combatido porque existe quem vai acabar tentando fazer sua propria justiça!!
    Tenho 36 anos e ja vi muito disso e pelo visto ainda vou ver muito mais infelizmente!!

    ResponderExcluir

Topo